A nossa história

No dia 25 de junho de 1996 acrescentou-se um novo dente à infindável roda do Movimento Rotário Internacional. Tal como todos os outros, por si só, nada vale, mas quando em conjunto, poderá ter a sua modesta, mas sempre importante, participação.

Estava constituído o Rotary Club do Barreiro, tendo de imediato começado a trabalhar de acordo com as regras de Rotary International (RI), e contando com um grupo de sócios, os fundadores, que além de novos companheiros, eram na sua maioria amigos de infância ou de longa data.

Esta caraterística iria revelar-se como essencial para tudo aquilo que o clube viria a apresentar e a desenvolver no curto e médio prazo.

A entrega formal ao clube, da Carta Constitucional, só viria a ocorrer em 19 de outubro desse ano. Esta cerimónia culminou um profícuo processo de formação pelos Rotary Club do Seixal e Rotary Club de Almada, cujos principais dinamizadores tiveram, por isso, a honra de emblemarem os 26 novos Companheiros em Rotary, cuja admissão por RI se verificara em 25 de junho passado.

A cerimónia decorreu durante todo o dia na Quinta da Ramagem, em Coina, com a presença de cerca de 180 pessoas, entre convidados e Companheiros de 26 clubes, tendo sido no decurso do almoço, que se seguiu ao beberete de boas-vindas, que os Governadores de 1996/97 Companheiro José do Espírito Santo Silva e de 1995/96 Companheiro Martinho de Castro Pinheiro, entregaram a Carta Constitucional ao Presidente do Clube, Companheiro Alexandre Martins.

O Presidente do Rotary Clube de Lisboa, Companheiro Volter Biermann, em nome dos clubes do Distrito 1960, garantiu o seu apoio unânime aos novos companheiros e ao seu novo Clube.

“A comunidade do Barreiro e a comunidade mundial ficaram mais ricas. Rotary cresceu. Bem hajam e felicidades na sua vida rotária, com muitas e boas realizações.”

Antes daquela data, e ao longo de alguns meses, aquele grupo recebeu formação rotária pelos seus clubes padrinhos, o Rotary Club de Almada e o Rotary Club do Seixal.

Alguns membros destes clubes tiveram papel de destaque, pela sua entrega, dedicação a esta causa e esforço rotário demonstrado, além das amizades conseguidas. Por tudo isso, tornaram-se por direito próprio os seus primeiros sócios honorários.

É pois justo deixar aqui referidos os nomes dos Companheiros Mário Tolda, Moreira de Sousa, Rocha e Abreu e Hélder Tomás de Almeida

A eles o grande obrigado do Rotary Club do Barreiro.

Rotary Club do Barreiro

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode